PARIS STYLE WEEK

Melhores momentos da viagem que arrasou meu coração!


“Imagina a cidade mais charmosa e elegante do mundo, Paris, sendo apresentada a você por duas profissionais da moda que lá residem e conhecem todos seus cantinhos e segredos?”.


Esta é a promessa especial do programa Paris Style Week, do qual participei pela primeira vez no último mês de março!


Um curso de moda, em formato super diferente, que combina aulas teóricas sobre o lifestyle e a moda francesa, sua história e as tendências do mercado na atualidade, com visitas às fabulosas maisons, museus, ateliers e concept stores que fazem de Paris uma das cidades mais importantes do mundo fashion!


Idealizado pelas experts Dione Occhipinti e Valéria Doustaly, o PSW surgiu em 2014 com o objetivo de oferecer aos participantes uma verdadeira experiência de moda na cidade, em um programa intensivo de atividades, com duração de uma semana, que nos permite mergulhar no universo histórico e cultural que está por trás do estilo francês, tão venerado.


Ae edições do programa são diferentes a cada ano e sempre apresentam novidades, resultado da curadoria afinada e incansável de suas idealizadoras, que vivem na cidade da luz e estão sempre antenadas no que há de mais expoente e vanguardista, a cada temporada.


O programa de 2018 foi incrível e teve início com uma master class sobre o panorama atual da moda em Paris, as principais marcas e designers em voga e os diferentes "estilos parisienses".


Sim, a divisão de Paris em "arrondissements", mais do que administrativa, possui forte influência sobre o lifestyle de seus habitantes, suas preferências e estilo de vestir.


Um tópico especial da aula foi reservado à vida e obra do estilista francês, de origem argelina, Yves Saint Laurent, cujas criações mais emblemáticas pudemos conhecer de perto em uma visita guiada ao Museu inaugurado no edifício onde funcionou o seu estúdio de criação por quase 30 anos (1974 a 2002), posteriormente sede da Fundação Pierre Bergé.


O Musée Yves Saint Laurent, além de abrigar um enorme acervo de peças do estilista, que contam detalhes de diversos momentos de sua história, conta com uma acessórios icônicos, uma exposição de esboços de coleções, uma exposição de acessórios,

Foi incrível conhecer Paris sob esse outro olhar, aprender mais sobre os nomes que fizeram da cidade o berço da moda e, principalmente, observar, nas ruas, seus estilos tão característicos, que são inspiração mundial.


Nada como a curadoria de duas (locais!) especialistas em moda francesa para nos permitir vivenciar uma Paris, para mim, até então desconhecida!




A cidade de Paris é dividida administrativamente em 20 regiões, ou "arrondissements", dispostos em espiral, sequencialmente, a partir do marco central da cidade: o Museu do Louvre!


14 arrondissements estão na margem acima do Rio Sena, na "Rive Droite", normalmente associada ao mundo do luxo e dos negócios, onde estão os principais monumentos históricos da cidade.


Os demais ficam abaixo do Rio Sena, na "Rive Gauche", famosa pela efervescência cultural e literária e onde fica a Sorbonne, antiga Universidade de Paris.


No Paris Style Week, Valéria Doustaly e Dione Occhipinti mostraram que essa divisão, além de administrativa e - como em qualquer cidade - de perfil sócio-econômico, possui forte influência sobre o lifestyle de seus habitantes, suas preferências e estilo de vestir.


Um observatório dos "estilos parisienses"!